É na puberdade que a gente começa a se despertar para uma série de coisas que não vivia na infância. A puberdade é aquela fase que começa mais ou menos quando a menina tem a primeira menstruação e é marcada por uma série de outras mudanças corporais, como aumento dos seios, às vezes um alargamento do quadril, além de transformações que vão dando na gente aquela cara de “mocinha”.
Enquanto essa puberdade se relaciona a uma avalanche de transformações corporais, a adolescência é o nome que se dá a um período em que a garota vai passar por uma montanha de transformações emocionais. A pré-adolescência, que a gente costuma dizer que começa por volta dos 11, 12 anos de idade, é aquela fase que antecede a adolescência. Ou seja, é quase lá: é uma fase de transição entre a infância e a adolescência propriamente dita.
Como funciona o nosso desejo sexual
Desde criança a gente tem desejo por uma série de coisas. A gente gosta disso, quer aquilo, sente desejo por aquilo outro. Mas é quando entra na adolescência, ou ainda na pré-adolescência, que o desejo sexual vai ganhando força. Nessa fase, a gente começa a se despertar para as mudanças do nosso corpo e os hormônios começam a ficar a mil por hora, agitando ainda mais a situação. A cabeça também fica bem confusa, agitada e cheia de idéias e desafios novos. É aí, que a gente começa a olhar para o mundo ao redor e descobrir pessoas interessantes, interessantes... Bem interessantes. E começa a bater o desejo de ficar junto, de abraçar, de beijar... e quem sabe de fazer algo mais. É nesse caminho que a gente começa naturalmente a sentir desejo sexual.
Fazer o quê?
Se você já sentiu desejo, OK. Se nunca sentiu, OK também! Tudo tem seu tempo e cada pessoa tem um ritmo. Respeite o seu e deixe que o tempo se encarregue de ir lhe mostrando, aos poucos, as novidades saborosas da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário